Institucional

Uirapuru Energia

Origem da empresa


A origem da Uirapuru data de 2004, quando participou do Leilão 01/2004 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, na licitação pública para outorga de concessão de novas linhas de transmissão de energia elétrica. Sagrou-se a vencedora do Lote B do Edital, que previa a construção da Linha de Transmissão Ivaiporã – Londrina Circuito 2, no Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil.

Em 4 de março de 2005, a Uirapuru assinou o contrato de concessão para a construção, operação e manutenção da referida linha, em 525 kV (quilovolts) de tensão, com extensão aproximada de 120 km de comprimento, segundo circuito, com origem na Subestação de Ivaiporã e término na Subestação de Londrina, utilizando 270 torres para sustentação dos cabos e passando pelo território de 10 municípios paranaenses.

Desta forma, nasceu a Uirapuru Transmissora de Energia S.A., uma sociedade de propósito específico (SPE) que tem por objeto a exploração de concessões de serviços públicos de transmissão de energia elétrica. Atualmente uma companhia 100% Copel.

Inicialmente, a Uirapuru tinha a seguinte composição acionária: Control y Montajes Industriales - Cymi S.A., Eletrosul Centrais Elétricas S.A., Santa Rita Comércio e Engenharia Ltda. e a Copel Participações S.A. – Copelpar. Em julho de 2005, a Copelpar vendeu sua participação societária, o mesmo ocorrendo com a Santa Rita, em abril de 2007. Daí em diante, a estrutura societária da Uirapuru ficou dividida entre a Cymi Holding, com 51% das ações, e a Eletrosul Centrais Elétricas S.A, com 49%. Depois o controle passou a ser da estatal brasileira Eletrosul Centrais Elétricas S.A., com 75% do capital social da empresa e da Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - ELOS com os 25% restantes do capital social. Novamente mudou, quando a Eletrosul passou suas ações, através de dação em pagamento para a Centrais Elétricas Brasileiras S.A.- Eletrobrás.

Então no ano de 2018, a Eletrobras colocou suas ações em leilão no edital 001/2018. Sendo a Copel a vencedora do lote J. Em seguida a Elos exerceu seu direito de “tag along” vendendo suas ações pelo mesmo preço alcançado no leilão. Assim a partir de 24/06/2019, a Copel passou a ser a única acionista da Uirapuru.

A construção da linha de transmissão foi efetuada ao longo de 2005 e parte de 2006. O início de sua operação comercial deu-se em 9 de julho de 2006.

Missão

Transmitir energia elétrica, fazendo parte da Interligação Sul – Sudeste do Sistema Interligado Nacional, garantindo a satisfação das partes interessadas com responsabilidade socioambiental.

Visão

Alcançar a excelência global do empreendimento.

Valores

Valorização do ser humano, com respeito ao meio ambiente.

Composição acionária

 

Quantidade de ações

% do capital social

Valor (R$ mil)

Copel

40.000.000

100%

40.000

 

40.000.000

100%

40.000

Administração


Conselho Administração

Marcio Raphael Ploszaj
Carlos Diego do Valle Pedroso

Conselho Fiscal

Alfonso Schmitt
Edson José Marcolin
Elcio Nobrega Junior

Diretor Presidente Interino

Valdenir José Bertaglia

Diretor Administrativo Financeiro

Valdenir José Bertaglia

Governança Corporativa

A Governança Corporativa é norteada por princípios éticos e transparentes. Desde sua origem, em 2004, a Uirapuru Transmissora de Energia S.A. preza pela gestão participativa em suas ações com acionistas, clientes, entidades de crédito, fornecedores, auditores externos e prestadores de serviços.

O Sistema de Gestão (SG) da Uirapuru está estabelecido, documentado, implementado e mantido, e tem sua eficácia melhorada continuamente, com base nos requisitos da NBR ISO 9001:2008. Os processos são monitorados, medidos, analisados e, quando pertinente, melhorados


Como exemplo das estratégias e ações de Governança Corporativa da Uirapuru, destacam-se:

• Reuniões com os representantes dos conselhos fiscais e da Administração, com periodicidade trimestral, nas quais são apresentadas as demonstrações financeiras, acompanhamento do orçamento e relatório dos auditores independentes, referentes ao período, bem como, apreciação de matérias de interesse da administração da companhia.

• Revisão e aprimoramento constantes dos processos e controles internos.

• Estabelecimento e manutenção de um bom relacionamento com autoridades e órgãos ambientais.


Origem do nome

O nome da empresa Uirapuru Transmissora de Energia S.A. tem como inspiração um dos mais fascinantes e lendários pássaros da avefauna brasileira: o Uirapuru-verdadeiro, também conhecido como Corneta e Músico-da-mata. É um pássaro típico da região do bioma brasileiro da Amazônia, com plumagem pardo-avermelhada discreta, e seu canto é conhecido como o mais belo das matas.

A escolha do nome de um pássaro tão especial reflete os valores e o respeito da empresa para com as questões ambientais e ecológicas, assim como, de forma mais ampla, simboliza a filosofia e os princípios associados às dimensões humanas e sociais do empreendimento.

(Desenho do Uirapuru por Antônio Martins, em “Brasil 500 Pássaros”, publicado pela Eletronorte)


Agende um horário

Alguma frase aqui.

enviando...