Institucional

Uirapuru Energia

Origem da empresa


A origem da Uirapuru data de 2004, quando participou do Leilão 01/2004 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, na licitação pública para outorga de concessão de novas linhas de transmissão de energia elétrica. Sagrou-se a vencedora do Lote B do Edital, que previa a construção da Linha de Transmissão Ivaiporã – Londrina Circuito 2, no Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil.

Em 4 de março de 2005, a Uirapuru assinou o contrato de concessão para a construção, operação e manutenção da referida linha, em 525 kV (quilovolts) de tensão, com extensão aproximada de 120 km de comprimento, segundo circuito, com origem na Subestação de Ivaiporã e término na Subestação de Londrina, utilizando 270 torres para sustentação dos cabos e passando pelo território de 10 municípios paranaenses.

Desta forma, nasceu a Uirapuru Transmissora de Energia S.A., uma sociedade de propósito específico (SPE) que tem por objeto a exploração de concessões de serviços públicos de transmissão de energia elétrica. É formada hoje pela estatal brasileira Eletrosul Centrais Elétricas S.A., que detém 75% do capital social da empresa e a Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - ELOS que detém os 25% restantes do capital social.

Inicialmente, a Uirapuru tinha a seguinte composição acionária: Control y Montajes Industriales - Cymi S.A., Eletrosul Centrais Elétricas S.A., Santa Rita Comércio e Engenharia Ltda. e a Copel Participações S.A. – Copelpar. Em julho de 2005, a Copelpar vendeu sua participação societária, o mesmo ocorrendo com a Santa Rita, em abril de 2007. Daí em diante, a estrutura societária da Uirapuru ficou dividida entre a Cymi Holding, com 51% das ações, e a Eletrosul Centrais Elétricas S.A, com 49%.

A construção da linha de transmissão foi efetuada ao longo de 2005 e parte de 2006. O início de sua operação comercial deu-se em 9 de julho de 2006.

Missão

Transmitir energia elétrica, fazendo parte da Interligação Sul – Sudeste do Sistema Interligado Nacional, garantindo a satisfação das partes interessadas com responsabilidade socioambiental.

Visão

Alcançar a excelência global do empreendimento.

Valores

Valorização do ser humano, com respeito ao meio ambiente.

Composição acionária

 

Quantidade de ações

% do capital social

Valor (R$ mil)

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.

30.000.000

75%

30.000

ELOS - Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social

10.000.000

25%

10.000

 

40.000.000

100%

40.000

Administração


Conselho Administração

Leonardo Raupp Bocorny (SEST)
Jaime Souza (ELETROSUL)
Rafael Judar Vicchini (ELOS)

Conselho Fiscal

Nara Maria da Silva ( ELETROSUL)
Celso Soares Pereira ( ELETROSUL)
Elcio Nobrega Junior (ELOS)

Diretor Presidente

Nelson Gravino

Diretor Administrativo Financeiro

Nelson Fernando Callegari Junior

Governança Corporativa

A Governança Corporativa é norteada por princípios éticos e transparentes. Desde sua origem, em 2004, a Uirapuru Transmissora de Energia S.A. preza pela gestão participativa em suas ações com acionistas, clientes, entidades de crédito, fornecedores, auditores externos e prestadores de serviços.

O Sistema de Gestão (SG) da Uirapuru está estabelecido, documentado, implementado e mantido, e tem sua eficácia melhorada continuamente, com base nos requisitos da NBR ISO 9001:2008. Os processos são monitorados, medidos, analisados e, quando pertinente, melhorados.


Como exemplo das estratégias e ações de Governança Corporativa da Uirapuru, destacam-se:

• Reuniões com os representantes dos conselhos fiscal e da Administração, com periodicidade trimestral, nas quais são apresentadas as demonstrações financeiras, acompanhamento do orçamento e relatório dos auditores independntes, referntes ao período, bem como, apreciação de matérias de interesse da administração da companhia.

• Manutenção de um fluxo de informações entre as partes interessadas (stakeholders). Desta forma, todos têm consciência do papel fundamental que desempenham nas atividades da companhia, favorecendo a busca da excelência.

• Revisão e aprimoramento constantes dos processos e controles internos.

• Execução de programa de cooperação continuado com a Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. em projetos de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento.

• Estabelecimento e manutenção de um bom relacionamento com autoridades e órgãos ambientais.


Origem do nome

O nome da empresa Uirapuru Transmissora de Energia S.A. tem como inspiração um dos mais fascinantes e lendários pássaros da avefauna brasileira: o Uirapuru-verdadeiro, também conhecido como Corneta e Músico-da-mata. É um pássaro típico da região do bioma brasileiro da Amazônia, com plumagem pardo-avermelhada discreta, e seu canto é conhecido como o mais belo das matas.

A escolha do nome de um pássaro tão especial reflete os valores e o respeito da empresa para com as questões ambientais e ecológicas, assim como, de forma mais ampla, simboliza a filosofia e os princípios associados às dimensões humanas e sociais do empreendimento.

(Desenho do Uirapuru por Antônio Martins, em “Brasil 500 Pássaros”, publicado pela Eletronorte)


Agende um horário

Alguma frase aqui.

enviando...